sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Gostosuras?

Oi Pessoal,Resolvi postar uma das melhores gostosuras que existem em festas como HALLOWEEN. FELIZ DIA DAS BRUXAS..




















BruXas





Uma bruxa é geralmente retratada no imaginário popular como uma mulher velha e encarquilhada,manipuladora de Magia Negra e dotada de uma gargalhada terrível.
É também muito popularizada a imagem da bruxa como a de uma mulher sentada sobre uma vassoura voadora, ou com a mesma passada por entre as pernas, andando aos saltitos. Alguns autores utilizam o termo, contudo, para designar as mulheres sábias detentoras de conhecimentos sobre a natureza e, possivelmente, magia.
As bruxas foram implacavelmente caçadas durante a inquisição na Idade Média. Um dos métodos usados pelos inquisidores para identificar uma bruxa nos julgamentos do Santo Ofício consistia na comparação do peso da ré com o peso de uma Bíblia gigante. Aquelas que fossem mais leves eram consideradas bruxas, pois dizia-se que as bruxas adquiriam uma leveza sobrenatural. Frequentemente as bruxas são associadas a gatos pretos, que dentre as Bruxas Tradicionais são os chamados Puckerel, muitas vezes tidos como espíritos guardiões da Arte da Bruxas, que habitam o corpo de um animal. Estes costumam ser designados na literatura como Familiares.
Diziam que as bruxas voavam em vassouras a noite e principalmente em noites de lua cheia, que faziam feitiços e transformavam as pessoas em animais e que eram más.

À afirmativa de existência de bruxas à forma retratada em registros da Idade Média, incluindo histórias infantis que permaneceram em evidência até os dias atuais, admite-se uma ressalva: elas parecem ter existido apenas no imaginário popular como uma velha louca por feitiços enigmáticos, surgidas na esteira de uma época dominada por medos, quando qualquer manifestação diversa ou mesmo a crença na inexistência de bruxas da forma retratada pelas autoridades clericais era implacavelmente perseguida pela Igreja.
A feitiçaria já era citada desde os primeiros séculos de nossa era. Autores como o filósofo grego Lucius Apuleius, fazia alusão a uma criatura que se apresentava em forma de coruja, que na verdade era uma forma descendente de certas mulheres que voavam de madrugada, ávidas de carne e sangue humanos.
Para os intelectuais, estes acontecimentos não passavam do imaginário popular, sonhos, pesadelos e, assim, recusavam-se a admitir a existência de bruxas. Porém, entre muitos povos não era assim: os éditos dos francos salianos falavam da Estrige como se ela existisse de fato.
Os penitenciais atestavam a crença nessas mulheres luxuriosas. No início do século XI Burchard, o bispo de Worms, pedia aos padres que fizessem perguntas às penitentes, no intuito de descobrir se eram seguidoras de Satã,se tinham o poder de matar com armas invisíveis cristãos batizados.Se sim, quarenta dias de jejum e sete anos de penitências.

No fim da idade média, a igreja se tornou uma importante potência política, econômica e social. O cristianismo se propagou intensamente, convertendo ou destruindo os seguidores de outras religiões. A partir deste momento fundaram o tribunal da Inquisição, julgando e condenando os acusados de "adoradores de diabo", na sua maioria Bruxas outras vezes mulheres inocentes.
Algumas estimativas afirmam que os caçadores de bruxas executaram 10 milhões de pessoas na Europa . Frequentemente as pessoas eram acusadas por falsos testemunhos, já que quem avisasse que havia uma bruxa na região eram bem recompensados. Nem sempre precisavam de provas concretas para a acusação.
Para se obter uma confissão , os acusados passavam por uma série de torturas cruéis que só acabavam quando o acusado confessasse , mesmo ele não sendo praticante da bruxaria , e ainda pediam para apontar pessoas que na maioria das vezes nem eram bruxas , isso era um falso testemunho , muitas vezes as bruxas eram pessoas sábias que ajudavam a comunidade curando pessoas com ervas etc...
Por causa da caça as bruxas daquela época as bruxas tinham que disfarçar seus utensílios mágicos como simples objetos de cozinha: a colher de pau se tornava o cetro , a faca era o atame , a panela era o caldeirão.
Geralmente as mulheres eram acusadas do ato de bruxaria , se elas tivessem manchas estranhas no corpo como sardas , pintas eram vistas como marcas do diabo e elas eram acusadas de serem bruxas.
A maioria das bruxas gravaram em suas mentes o conteúdo de seus livros para que pudessem queima-los e mais tarde quando o perigo passasse reescreve-los , outras esconderam seus pergaminhos.

Abóboras, gatos e fogueiras



A mais famosa referência do Halloween é a abóbora oca, com orifícios cavados e aparência demoníaca, denominada Jack-o-Lantern. Sua origem está presente no folclore irlandês. Segundo a lenda, um homem chamado Jack, notório beberrão e trapaceiro, esculpiu uma cruz no tronco de uma árvore, prendendo o diabo em cima dela. Assim, Jack firmou um trato com o Diabo: se ele nunca o atormentasse, Jack apagaria a cruz do tronco e o deixaria descer da árvore.

Depois que Jack morreu, sua entrada no Céu foi recusada devido ao seu pacto com o Diabo. No inferno, também não foi aceito devido suas trapaças. Porém, o Diabo concedeu a Jack uma única vela para iluminar seus caminhos. Sua chama teria que ser preservada eternamente, então Jack a colocou dentro de um nabo oco, e esculpiu alguns furos para dar passagem à luz emitida pela chama.

Portanto, originalmente as Lanternas de Jack eram feitas com nabos. Mas quando os imigrantes irlandeses aportaram nos Estados Unidos em 1840, encontraram as abóboras que são muito mais adequadas. Desta forma, a abóbora tornou-se o principal símbolo contemporâneo do Halloween.

Os outros símbolos também tiveram origem na tradição celta, principalmente nas crenças dos sacerdotes druidas. Por exemplo, o período da lua cheia era considerado favorável para a realização de determinados rituais.

Para os druidas o gato era um animal místico. Acreditava-se que as feiticeiras maléficas poderiam transferir a alma para seus corpos. Assim, muitos felinos eram sacrificados quando havia a suspeita de serem "feiticeiras camufladas". Os seres humanos que praticavam perversidades eram transformados em gatos como meio de punição, segundo esta crença.

O morcego também adquiriu a reputação de possuir forças ocultas, por sua habilidade de perseguir suas presas no escuro. O mamífero também mantinha as características dos pássaros (no ocultismo, símbolo da alma) e dos demônios (por ser noturno). Na Idade Média, acreditava-se que demônios transformavam-se em morcegos.

Máscaras e fantasias eram utilizadas para afugentar entidades malfeitoras. Além de alterar a personalidade do usuário, possuíam a propriedade de conectá-lo aos mundos espirituais. As cores mais comuns no Halloween são o laranja e preto. Elas estavam associadas à missas em favor dos mortos celebradas em novembro. As velas de cera de abelha tinham cor alaranjada, e os esquifes eram cobertos com tecidos pretos.

Nas celebrações do Samhain, os druidas construíam grandes fogueiras denominadas Bonfire (ou Bonefire, Fogo de Ossos), e queimavam vivos prisioneiros de guerra, criminosos e animais. Eles acreditavam prever o futuro através do fogo observando a posição dos corpos em chama.

Como fazer uma lanterna de HaLLoween

Vou postar aqui, como podemos fazer uma lanterna pro dia do Halloween.Muito Pratico de se fazer. Boa Sorte!

Materiais:


1 abóbora (mais ou menos do tamanho de uma bola de futebol)

1 faca bem afiada

1 colher

1 vela (ou mais)

1 canetinha

Jornal para cobrir a área de trabalho

Passo-a-passo em imagens:



Passo a passo escrito:
O primeiro será lavar muito bem a abóbora e deixá-la secar. Agora trace, na parte de cima da abóbora, um circulo ao redor do talo. Corte pela línea, com a faca em um ângulo, para que o corte não fique reto; esta será a tampa, pelo qual, não jogue fora. Agora, por essa mesma abertura, comece a tirar pouco a pouco todo o recheio, raspando as paredes da abóbora, até que ela fique lisa. Na medida em que você for raspando, tire o recheio, para que fique mais fácil. Você pode aproveitar o recheio e fazer doces, ou torrar as sementes e comê-las com sal, mas se não quiser, jogue fora. Na parede da pare ta frente da abóbora deve ficar de uns 2 cm de largo, não mais, para que não seja difícil fazer o desenho, e não menos, para que não seque e estrague o trabalho.

Agora desenhe o seu motivo nela, seja um rostro ou um fantasma ou o que você quiser; mas tem que ser algo que assuste! Importante, a canetinha não pode ser de tinta permanente. Agora corte cuidadosamente o seu desenho, também com a faca em ângulo, tirando fora as partes. Agora coloque pequenas velas no interior da abóbora e acenda-as, você verá que legal que ficou seu trabalho. Enfeite sua festa, sua casa ou seu jardim com elas e prepare-se para assustar à vizinhança.

 
Template Doce Vampiro © 2009 Por Arte Na Web - ANW